É incrível como a rotina e a correria do dia-a-dia nos deixam materializados. Simplesmente, não temos tempo para as necessidades espirituais do nosso ser. Nos alegramos tanto com com as coisas boas que nos acontecem, mas entristecemos com a primeira dificuldade que temos que enfrentar, por menor que ela seja. Não quero dizer com isso que tenhamos que ficar alegres com os problemas que surgem, mas acredito que temos que ser maduros, o suficiente, para encarar as dificuldades sem ficar bestemando pelos cantos, reclamando de tudo e fugindo como o rato do gato. Parecemos crianças birrentas e chorosas sem pirulito. É, a busca da espiritualidade tem sido deixada para trás.
Ando preocupando-me bastante com isso e acredito que precisamos nos educar no sentido de reservar mais tempo do nosso tão precioso dia para a espiritualidade. Na verdade, podemos alimentá-la simplesmente ajudando alguém a "descascar um abacaxí", ou mesmo, através de um sorriso, de um abraço ou de um olhar sincero. Podemos alimentá-la por meio da oração, do auxílio ao próximo, da gratidão, do perdão. Mas, também, podemos ir além, reservando pelo menos vinte minutos por dia, para reconstituimos a nossa energia vital, através da meditação.
Esta maravilhosa técnica utililizada há milhares de anos, principalmente no mundo oriental, opera milagres. Traz saúde, paz, compaixão, mas principalmente, recarrega as nossas baterias, nos deixa mais vivos, aptos a tomar atitudes nas horas em que estamos mais vulneráveis. Parece complicado executar a meditação, mas, de fato, não o é, o que é muito difícil é encontrarmos um tempinho, na nossa conturbada rotina, para praticá-la.
Minha dica de hoje é: quebre a sua rotina, faça alguma coisinha que não costuma fazer todos os dias, nem que seja sentar no sofá, ficar bem quietinho e deixar o tempo passar. Começando assim, de mansinho, tenho plena certeza de que você terá dado o primeiro passo para alimentar a sua espiritualidade.
Abril 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário